Doping um fastasma que ronda o esporte Brasileiro

Autor: Francisco Celio Soares Marcos


Rumo a 2016

Em meio a comoção causada pela escolha do Rio de Janeiro para sediar as olímpias de 2016, uma triste notícias está constantemente em destaque, atletas pegos no exame anti-doping. Podemos citar o caso de ocorreu no dia 15 julho em um teste surpresa realizado pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) fora do período de competição, 5 atletas foram pegos pelo uso da substância EPO (Eritropoetina) e com isso ficaram fora do Mundial em Berlim, são eles: Bruno Lins Tenório de Barros e Jorge Célio da Rocha Sena (ambos dos 200 m e 4 x 100 m), Josiane da Silva Tito (4 x 400 m) , Luciana França (400 m com barreiras) e Lucimara Silvestre (heptatlo). Ao total a CBAt já contabilisou um total de 15 atletas pegos no exame desde de Julho.

Graças a 6 atletas da Rede Atletismo pegos em exames o técnico da seleção brasileira de atletismo, Jayme Netto Jr. anunciou que não irá mais trabalhar com esporte de alto rendimento. O treinador admitiu sua parcela de culpa, segundo relatos do mesmo a substância EPO foi injetada em cinco atletas por sugestão de Pedro Balikian Jr.,coordenador do departamento de fisiologia do exercício da Unesp. A substância ajudaria os atletas na recuperação física e não estaria em quantidade suficiente para ser detectada em exames. A CBAt anunciou o desligamento de Netto Jr. e de Inaldo Justino de Sena até o julgamento de ambos pelo Superior Tribunal de Justiça da entidade.

Procura-se campeã Olímpica do salto em distância

Esses fatos relatados acima teriam contribuido para hoje a Campeã Olímpica Maurren Maggi estar sem patrocínio, ainda estamos queremos medalhas nas Olimpíadas.


Mas um fato triste para o esporte brasilero foi nossa melhor ginástica, Daiane dos Santos campeã mundial de solo em 2003, foi flagrada no exame antidoping realizado fora do período competitivo também em julho pelo uso da substância Furosemida. Para o clube Pinheiros fui uma surpresa principalmente pela atleta estar parada devido a uma cirurgia que ela passou no ano passado no joelho direito, nesta sexta-feira haverá uma reunião no clube para somente depois ele se pronunciar sobre o doping de sua atleta. A atleta tem até 13 de novembro para pedir uma audiência para se explicar sobre o doping.

EPO (eritropoetina) - é um hormônio secretado pelo rim que estimula a medula óssea a elevar a produção de células vermelhas do sangue o que leva a quantidade de hemoglobina no sangue. Oxigênio é transportado no sangue ligado à hemoglobina. Portanto, uma elevação de EPO ocasiona o aumento na capacidade de transporte de oxigênio pelo sangue. Mais oxigênio no sangue significa mais oxigênio alcançando os músculos para a produção de energia aeróbica, o que melhora a performance de ciclistas, corredores de longa distância e outros atletas de resistência.

Furosemida - é um diurético (diurético de alça) que aumenta de forma intensa a excreção de urina e sódio pelo organismo. Ele não causa nenhuma alteração na performance, entretanto teria a capacidade de mascarar o uso de alguma outra substância usada para alterar a performance.

http://br.esportes.yahoo.com/noticias/esportes-atletismo-brasileiro-doping-confirmado-19102009-25.html
http://www.arturmonteiro.com.br/2009/08/dopping-no-atletismo-brasileiro/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Furosemida
http://home.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=2&id=5775280&titulo=Pinheiros+fica+surpreso+com+doping+de+Daiane
http://br.esportes.yahoo.com/noticias/esportes-daiane-santos-flagrada-doping-30102009-48.html
http://www.copacabanarunners.net/epo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário