BIOENERGÉTICA 2 (Glicólise)



Autor: Francisco Celio Soares Marcos

Palavra chave: sistema anaeróbio, lactato, piruvato, glicólise


SISTEMA ANAERÓBIO LÁTICO


Ocorre sem a presença de O2, através da quebra da glicose ou glicogênio, através de várias reações químicas (10), formando duas moléculas de ácido pirúvico (piruvato) ou de ácido lático (lactato) mais 2 moléculas de ATP e 2 NADH.
Ela ocorre no sarcoplasma da célula muscular. Basicamente ela se divide em duas fases: a primeira é a fase de investimento de energia onde ocorrem 5 reações onde são usados 2 ATP para formar fosfatos de açúcar, o nome desse processo e fosforilação. Se por acaso a glicólise tiver início com o glicogênio no lugar da glicose é utilizado apenas um ATP, pois ele não precisa da fosforilação pelo ATP, porque já está fosforilado pelo fosfato inorgânico. A segunda fase é a fase de geração de energia onde são formadas 4 moléculas de ATP mais 2 NADH e 2 Piruvato, ou Lactato subtraindo os 2 ATP usados na fase de investimento de energia obtem-se um saldo final de 2 ATP mais 2 NADH e 2 Piruvato ou Lactato, no caso do glicogênio são obtidos 3 ATP, 2 NADH e 2 Piruvato ou Lactato.

EX: Duas fases da glicólise



























NAD E FAD


São moléculas transportados que tem a função de transportar o hidrogênio. Durante as reações que ocorrem durante a glicólise anaeróbia é nescessário que NAD retire 2 hidrogênios. Quando NAD aceita o hidrogênio ela é convertida em NADH. Existem dois caminhos para NADH retornar a ser NAD, são eles: quando existe oxigênio essas moléculas de hidrogênio são lançadas no interior das mitocôncrias para contribuir com o metabolismo aeróbio através da cadeia transportadora de eletróns e se não houver oxigênio disponível o ácido pirúvico aceita o hidrogênio e dá origem ao ácido lático. A enzima responsável por catalizar essa reação é a lactato desidrogenase (LDH)




REFERÊNCIAS POWERS, Scott K; HOWLEY, Edward T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 5. ed. Barueri: Manole, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário