Treinamento da flexibilidade parte 2


A flexibilidade alcança seu valor máximo entre a infância e adolescência e vai diminuindo com o passar do tempo. Fatores internos e externos influenciam a flexibilidade, como a temperatura interna ou externa, um atleta aquecido tem um resultado melhor que um atleta não aquecido.
É recomendado um grande número de repetições  e de séries para o desenvolvimento da flexibilidade.(3 a 5 séries de 15 repetições)

Métodos de treinamento da flexibilidade:
Métodos Ativos

  • Ballistic and Hold - o atleta executa 3 a 4 movimentos de balanço e depois mantém fixo através de uma contração isométrica na posição final.
  • Alongamento dinâmico - são usados movimento pendulares. Ele é o único método que quando usado antes do treinamento não prejudica a performance, entretanto  não é tão efetivo quanto aos métodos passivos.


Métodos passivos

  • Alongamento passivo - através de uma ajuda externa se mantém uma posição por um tempo que pode variar de 5 a 6 segundos.
  • Stretching - deve-se atingir lentamente a posição de alongamento (em 5 segundos) e em seguida manter essa posição pelo tempo de 10 a 60 segundos.
  • 3S - o indivíduo se posiciona em posição de alongamento , executa a uma contração que será contida por um companheiro de treino (6 a 8 segundos), depois relaxa-se a musculatura sem sair da posição e o companheiro tenta suavemente ampliar o movimento, depois ocorre um relaxamento da musculatura (6 a 8 segundos) e repete-se a contração. Repete-se esse processo 3 vezes.


Dicas para o treinamento da flexibilidade

  • Controlar a respiração.
  • Os exercícios de alongamento deve ser precedidos de aquecimento.
  • Os exercícios devem envolver o menor número possível de articulações, pois uma musculatura pode compensar a outra.
  • Não se deve fazer alongamento em um músculo contraído pela sustentação.
  • O alongamento deve ser executado preferencialmente durante todo o ano.
  • Não deve ser executado após treinamento de resistência sob fadiga muscular.
  • A flexibilidade conseguida por um treinamento ativo perdura por mais tempo do que aquela obtida através de um treinamento passivo.

Referências
WEINECK, Jurgen. Treinamento ideal: Instruções sobre o desempenho fisiológico, incluindo considerações específicas de treinamento infantil e juvenil. Barueri: Manole, 2003.







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